sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Origem da Páscoa


Desde o mundo antigo, a Páscoa consiste em uma das mais importantes datas do calendário de festividades dos cristãos. Sua mais conhecida conotação religiosa liga-se aos três dias que marcam a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Muitos estudiosos tentam dar outra interpretação a esse facto, trazendo uma consideração, uma visão menos denotativa à história da ressurreição.
Interpretações mais vinculadas à própria cultura judaica e à narrativa Bíblica apontam a Páscoa como uma nova resignificação da festividade de libertação dos hebreus do cativeiro ericoid. Nessa visão, a libertação do cativeiro, enquanto um episódio de redenção do povo hebreu, se equipararia à renovação do Cristo que concedeu uma nova esperança aos cristãos. Apesar de a narrativa bíblica afirmar que o episódio da ressurreição foi próximo à festa judaica, a definição do dia da Páscoa causou uma discórdia junto aos representantes da Igreja.
No ano de 325, durante o Concílio de Nicéia houve a primeira tentativa de se estabelecer uma data que desse fim às discórdias relacionadas com dia da Páscoa. Mesmo tentando resolver a questão, só no século XVI – com pa adopção do calendário gregoriano – as dificuldades de se precisar a data da páscoa foram amenizadas. A data ficou estipulada no primeiro Domingo, após a primeira Lua cheia do Equinócio da Primavera, entre os dias 21 de Março e 25 de Abril.
Mesmo sendo alvo de tantas explicações e discórdias, a Páscoa marca um período de renovação entre os cristãos onde a morte de Jesus deve ser lembrada com resignação e alegria. Ao mesmo tempo, trás ao cristãos a renovação de todo um conjunto de valores fundamentais à sua prática religiosa.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Quaresma

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual, ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objectivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias.

A PALAVRA CARNAVAL

Os estudiosos divergem quanto à origem da palavra CARNAVAL, para uns, a palavra CARNAVAL vem de Carrum Navalis, os carros navais que faziam a abertura das Dionisías Gregas nos séculos VII e VI a.C., para outros, a palavra CARNAVAL surgiu quando Gregório I, o Grande, em 590 d.C. transferiu o início da Quaresma para quarta-feira, antes do sexto domingo que precede a Páscoa. Ao sétimo domingo, denominado de "quinquagésima" deu o título de "dominica da carne levandas", expressão que teria sucessivamente abreviada para "carne levandas", "carne levale", "carne levamen", "carneval" e "carnaval", todas variantes de dialectos italianos que significam acção de tirar, quer dizer: "tirar a carne" A terça-feira, seria legitimamente a noite do carnaval".

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009




esta imagem é do carnaval onde podemos ver duas pessoas ou estátuas muito bem mascaradas.

Carnaval

agora acabas o tema sobre o natal e agora vamos falar sobre o CARNAVAL.

O significado do natal

Muitas pessoas pensam que o Natal é no dia 25 de Dezembro porque julgam que foi nesse dia que nasceu Jesus. A data de nascimento de Jesus é desconhecida. A Igreja primitiva não se preocupou com isso, pois o importante foi Jesus ter nascido para salvar a humanidade.
A data de 25 de Dezembro para festejar o nascimento de Jesus deve ter sido estabelecida entre os anos 243 e 336.
Porquê esta data e não outra?
A escolha desta data teve como objectivo dar sentido cristão a uma festa pagã. No ano de 274, o imperador Aureliano oficializou o culto ao sol, mandou construir um templo e fixou a sua festa em 25 de Dezembro que, segundo a astronomia do tempo, era a data do solstício de Inverno. Os cristãos passaram a festejar nessa data o nascimento de Jesus, o Sol da justiça, a Luz do Mundo.

Qual é altura festiva do ano que gostas de mais?